VocareGaleriaRecursos
Filhas da Caridade
Somos Filhas da Caridade de são Vicente de Paulo

Nascemos no século XVII. Em resposta aos apelos de Deus no seu tempo, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, fundaram a “Companhia das Filhas da Caridade” para servir Jesus Cristo nos pobres com espírito de: Humildade, Simplicidade e Caridade. Fiéis ao seu baptismo e ao espírito dos fundadores, as “Filhas da Caridade”, continuam disponíveis a esse serviço e às novas e crescentes necessidades de hoje, tornando realidade o Carisma de São Vicente Paulo e de Santa Luísa de Marillac: “Servir Jesus Cristo na pessoa dos Pobres”.

 No século XVII havia na França, fome, peste e miséria. O Padre Vicente de Paulo e Luísa de Marillac se põem a atender às necessidades dos pobres. Uma jovem, Margarida Naseau, com muito amor, fé e coragem, apresenta-se ao Padre Vicente para servir os pobres. Outras jovens seguem seu exemplo. Luísa de Marillac se encarrega de orientá-las. Passam a viver em Comunidade e se consagram a Deus para o serviço aos pobres.

Assim nasce, na Igreja, a Companhia das Filhas da Caridade em 29 de Novembro de 1633. Naquela época só haviam Religiosas de Clausura. Foi novidade na Igreja estas Irmãs que iam às casas dos doentes para servi-los, tratavam dos feridos de guerra, cuidavam das crianças e idosos abandonados.

Ainda hoje, nos cinco continentes, em 96 países, as “Filhas da Caridade” vivem sua missão: “tornar Deus presente aos pobres”, quaisquer que sejam suas necessidades e em qualquer lugar onde se encontram, vivendo em comunidade de vida fraterna, para o serviço dos pobres. Hoje, a história segue o seu curso. O clamor dos pobres faz-se ensurdecedor e as Filhas da Caridade continuam apostando suas vidas e seus esforços na construção de um mundo melhor, baseado na justiça e na fraternidade. Necessidades novas pedem respostas novas. As injustiças sociais de nossos dias não são menores que as do tempo de Vicente de Paulo, de Luísa de Marillac e de Margarida Naseau. A história da salvação requer sempre heroísmo, tenacidade, amor, doação e criatividade. A Companhia toda está a serviço da Igreja e participa de sua missão.

 

 

© Companhia das Filhas
da Caridade de S. Vicente de Paulo